segunda-feira, 2 de abril de 2007

Observatório da Imprensa - Uma pedra no mieo do caminho


"Outro dia, um assessor de imprensa me disse que a concessão de uma entrevista com seu chefe "depende do tamanho do veículo". De outra vez, solicitaram documentos que não costumam pedir a jornalistas da mídia corporativa. Houve ainda a assessora que ignorou meu e-mail com algumas perguntas e outra que afirmou não haver mais credenciais para cobrir um evento num local onde cabem quase cem mil pessoas."

Não da para ler isso é ficar parado. Onde esta a democracia e a liberdade de imprensa?? Sabemos que vivemos em um mundo onde quem tem mais, quem é maior e quem detém o podre é o que pode tudo, mas não devemos ficar de braçoes cruzados, afinal daqui alguns anos estaremos neste meio e quem sabe sofrende esse preconceito de ser de um jornalista independente ou um jornalista de imprensa alternativa?!
O cidadão tem todo o direito de escolher o meio (veículo) que vai se informar, ele pode se informar pela mídia grande ou pela mídia pequena, isso depende do ponto de vista de cada um, e esses assessores que negam certeas entrevistas, estão também negando ao público o direito de se informar pelo veículo por ele escolhido.
Alguns jornalistas acostumados e desmotivados pela falta de respeito que sofrem dos assessores, cruzam os braçoes e aceitam esse desprezo quanto a receber informações para publicarem em seus jornais, mas como diz no texto eu concordo em publicarem esse descaso e protestar pela igauldade, pois não é so porque um veículo tem mais podre ou um público maior que ele tem que ser privilégiado, qualquer meio de comunicação que mesmo com todas as dificuldades vai em busca de notícias para informar a população tem que ser respeitada.
Outro ponto que acho importante destacar é a falta de respeito com o público na manipulação que muitos meios de comunicação sofrem do governo e da "sociedade" para ocultarem informações que prejudicariam os "poderosos", enquanto esses grandes veículos enganam seu público e os manipulam, muitos joranais independentes publicam notas que vão contra a vontade dos "poderosos" e por isso que também sao discriminados.
Como diz
Carlos Drummond de Andrade já dizia: "Meu Deus, como nesse mundo tão grande falta espaço para os pequenos". E é a pura verdade, os pequenos, desrespeitados publicam notícias que o mercado não aceita, são eles que veiculam as informações que são censuradas na outra mídia. São os pquenos que lutam para que os direitos humanos básicos sejam estendidos a todos os segmentos do povo, independentemente de sua conta bancária ou cor de pele.
Não podmeos negar que
existem jornalistas bem intencionados e competentes na outra imprensa, mas eles não podem tudo, lá dentro há um limite, e que no final predomina sempre o grande interesse da empresa.
È lamentável não ter
um Conselho para denunciar esses abusos cometidos por certos assessores de imprensa.







Nenhum comentário: