quinta-feira, 19 de abril de 2007

Observatório da Imprensa - Telenovelas: a ficção atrapalha a realidade?




Bom eu escolhi esse tema porque acho legal discuti isso e também porque eu assisti ao programa no dia que o tema foi discutido.
Eu achei as opiniões do Alberto Dines um pouco revoltantes, eu acho que ele desmoraliza muito as telenovelas, ele coloca as novelas muito como um programa fútil, algo sem conteúdo, e que na minha opinião não é assim. Ele defende muito programações que discutam a realidade como um jornal ou um debate sobre atualidade como foi citado, o assassinato de 32 pessoas numa universidade americana do estado da Virginia, eu concordo que esses programas são de qualidade, mas também não acho que as novelas so mostram conteúdos ruins, logico que existe algumas por ai que abusam como por exemplo mostrando cenas de sexo, violência, mas também tem muitas por ai que são de ótima qualidade, que mostram a realidade como a ultima que passo na tv globo Páginas da Vida, os incêndis ocorridos nos ônibus de São Paulo. Como todos sabem as novelas tem bastante influência sobre as pessoas por isso que elas devem ser feitas com cuidado.
Outra coisa que foi falado por Alberto Dines que me fez ficar pensando e chegar a uma certa conclusão foi essa:
concordou que as novelas são entretenimento, mas argumentou que elas ocupam um espaço que poderia ser destinado à discussão da realidade. Eu vejo algumas novelas como uma grande discussão da realidade, como as de Manuel Carlos, o jeito como eles tratam os temas é de uma forma que atrai a todos e que querendo ou não esta ali ligada a historia do novela, conseguindo resultados que um debate muito formal ou uma notícia nos jornais não conseguiria atingir a um público tão grande como as novelas atingem, e talvez não conseguiriam fazer com que as pessoas visem aquile assunto por outros lados.
"Mauro Duarte garantiu que as novelas são importantes, pois levam as questões humanas para a ficção e as devolve de uma outra maneira, para serem pensadas pela audiência". Acho que essa frase conseguiu dizer o que eu acho das telenovelas.



Vamosss comentarr!!!!!!!!

Um comentário:

Axé Uberaba disse...

Acho as novelas uma perda de tempo...realmente! Qual o benefico que ela nos traz ??
Tudo bem que ela pode nos passar alguma coisa, mas tenhu certeza que naum eh nada a acrescentar no seu dia a dia...
Opinião...hehhehe
Bjusss